terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O PRESÉPIO



O PRESÉPIO

É um dos símbolos de maior significado cristão, quer por ser muito baseado nos relatos dos Evangelhos, quer pelos significados que concentra nas suas figuras e elementos decorativos.

A tradição diz que o presépio surgiu em 1223, quando S. Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e assim explicar o seu significado.

A palavra vem do latim praesepium, que designa a mangedoura dos animais.

Em Portugal, o presépio tem uma tradição antiquíssima, sob formas mais humildes ou mais ricas, constituindo, por vezes autênticas obras de arte.

Na sua versão mais simples, o presépio pode ser composto apenas por Maria, José e pelo Menino (que antigamente só era colocado na manjedoura na véspera do Natal) ou por diversas personagens. Algumas das figuras de maior tradição são os pastores e os Reis Magos.

Os pastores foram os primeiros a quem os anjos anunciaram o nascimento do Salvador, sinal de que Ele veio, antes de mais, para os mais pequenos e humildes.

Os Magos do Oriente são tradicionalmente três devido às ofertas que traziam (ouro, incenso e mirra), embora o seu número nunca seja referido no único Evangelho que os menciona, o de S. Mateus.

Já o burro e a vaca representam a pobreza e o despojamento.

De resto, todo o presépio fala com vivacidade da grandeza do Deus que se faz Menino para vir ao encontro dos homens e convida à humildade, à generosidade e ao acolhimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário