terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 85 ANOS DE ELEVAÇÃO A "VILA" DE CAMPO DE BESTEIROS





No dia 4 de Fevereiro de 1929, por decreto-lei a então freguesia de Santa Eulália, tomou o nome de "CAMPO DE BESTEIROS", sendo elevada à categoria de "VILA".

Desta longínqua data a Vila destacou-se num grande desenvolvimento, pelo atrativo da sua localização, e foi tornando-se particularmente para muitos cidadãos oriundos de diversas zonas do país afixarem-se neste lindíssimo Vale de Besteiros.

Foi assim, que o seu desenvolvimento comercial e industrial, se tornou na época a Rainha do Concelho de Tondela e, pela necessidade de atrair os jovens a uma formação escolar, para dar resposta ás necessidades empresariais e comerciais, foi implantado o ex-Externato Comercial de Campo de Besteiros.


Hoje "Casa do Povo" e, até ao início dos anos 80, teve um desenvolvimento particularmente na "Avicultura", que lhe foi concedida a honra de lhe chamarem "O Berço da Universidade Avícola em Portugal". Foi também associada ás indústrias de Cerâmica, Madeiras e Farmacêutica.
Até aos nossos dias, passou como todo o país por diversas fases difíceis, mas mostra no presente ser uma localidade apetecível para continuar afixar pessoas a esta bela Vila do concelho de Tondela.

Hoje podemos considerar que está no bom caminho, para se tornar cada vez mais num desenvolvimento que possa atrair mais investidores.
Além disso, com o novo Centro Escolar,



 

temos hoje muitos mais jovens a frequentá-lo e, é de acreditar que muitos certamente irão fixar-se por cá. Nestes últimos anos, verificou-se um conjunto de investimentos que dotou a vila cada vez mais bonita e atrativa.

O exemplo da requalificação recente do Monte do Calvário, a decorrer também a requalificação da principal via que liga a sede de concelho ao Caramulo, desde a ponte do Coelhoso, passando pela Av. Dr. Afonso Costa, que se encontra em obras, e a esperada conclusão do restante pavimento dos passeios na Av. Dr. João Almiro até ao lugar da Corte, a conclusão dos esgotos, rede de águas e restante colocação da iluminação pública nos lugares ainda em falta. Muito mais haverá para concretizar, e lembrar que está prometido à já longa data, a colocação do pavimento sintético no "Recinto Desportivo da Corte".




Esta importante obra não deve deixar de ser concluída num curto espaço de tempo por várias razões:
- Uma delas, a continuidade do desporto em Campo de Besteiros, nomeadamente o renascer do Clube mais antigo do concelho de Tondela, o "BESTEIROS FUTEBOL CLUBE".
- Outra é aproximidade do Centro Escolar, que seria uma mais valia para a prática desportiva dos alunos.
A promessa continua certamente de pé pela Camara Municipal de Tondela.

Estamos em crer, que o novo elenco de Junta de Freguesia presidida pelo amigo Jorge Marques, tudo farão para dar continuidade ao desenvolvimento da mais antiga vila concelhia, e, certamente que novos residentes se fixarão nesta linda localidade, dando lugar a novos polos de investimento comercial e industrial que poderão certamente surgir.

A intervenção nas galerias ripicolas do Rio Criz, com um lindíssimo e extenso percurso de água, desde a Tabuaça, Ribeira e Pedra Furada, que seria uma importante intervenção, dada as suas excelentes condições de lindíssimas paisagens e onde o turismo rural seria uma prioridade e um grande desenvolvimento económico.
Com as suas praias fluviais belas e maravilhosas, ficamos na expectativa de que os responsáveis não vão certamente deixar ficar na gaveta uma vez mais esta importantíssima obra de desenvolvimento local.

Esperamos que todos estes atrativos sejam motivo de interesse para todos os jovens, se fixarem e não partirem para outras paragens fora da sua terra natal. Assim, o Vale de Besteiros ficará como todos desejamos e pretendemos mais enriquecido num futuro próximo.

Parabéns à Vila de CAMPO DE BESTEIROS pelo seu octogésimo quinto aniversário. E muitos parabéns para todos os Besteirenses!!!



 



 



NOTA: Decorreu no dia 24 de Janeiro na sede da Junta de Freguesia, uma reunião onde estiveram presentes o Presidente do Município de Tondela sr. José Antonio de Jesus e membros da Junta de Freguesia presidida por Jorge Marques, assistindo também diversos populares e alguns comerciantes.

Pelo que sabemos a reunião foi bem sucedida, analisando-se o andamento das obras de requalificação urbana, principalmente na Av. Dr. Afonso Costa.

O Município disponibilizou-se a que as obras possam ser concluídas no mais curto espaço de tempo.

Apesar do projecto não poder sofrer alterações significativas, era de todo uma análise profunda com módulos de plástico colocados em círculo nos três cruzamentos existentes na mesma avenida, Campo/Seixo, Campo/Corte e Campo/Mortágua.

Agora que vai ser retirado todo o alcatrão existente, seria uma forma de fazer-se a experiência, moldando uma rotunda em cada cruzamento e fazer-se uma análise como o trânsito se comportaria.

Isto está a fazer-se em vários pontos do nosso país e em diversas localidades, e o que tenho observado é que a execução das mesmas têm sido concluídas e transformadas em rotundas.
Fica aqui a minha modesta opinião, se servir para um bom resultado, só ganharia quem tem de utilizar diáriamente a Av. Dr. Afonso Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário