sexta-feira, 19 de março de 2010

OS BENEFÍCIOS DO CHÁ


"O primeiro contacto dos europeus com o chá mais antigo deve-se aos portugueses, que chegaram ao Japão, em 1560, e iniciaram a sua exportação para a Europa."

Históricamente, não é clara a origem do chá como erva medicinal.

Segundo uma lenda chinesa, a descoberta do chá e das suas qualidades benéficas terá acontecido quando o Imperador Shen Nung, por volta do ano 2737 A.C., experimentou o resultado de uma infusão refrescante e revitalizante, através da queda acidental de uma folha de árvore em água a ferver.

Enquanto bebida social data, pelo menos, da época da Dinastia Tang.

O primeiro contacto dos europeus com o chá mais antigo, conhecido como chá preto, deve-se aos portugueses, que chegaram ao Japão, em 1560, e iniciaram a sua exportação para a Europa.

Rapidamente, a bebida foi popularizada, sendo especialmente apreciada pelas classes mais abastadas de França e Países Baixos.

Em Inglaterra, atribui-se a introdução do seu consumo a Catarina de Bragança, princesa portuguesa, casada com Carlos II, de Inglaterra, na época de 1660.

O chá é tradicionalmente usado como uma bebida benéfica à saúde.

Recentemente, cientistas dedicam-se ao estudo dos efeitos do chá, bem como ao conhecimento das substâncias componentes.

Estudos sugerem que o chá oferece importantes benefícios para o organismo, tais como: anticancerígeno, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau-hálito, diminui o stress, tem efeitos sobre o HIV.

Porém, sublinha-se que o seu consumo em excesso, uma má conservação ou preparação poderão também implicar efeitos negativos para a saúde.

Além do chá preto, a natureza proporciona-nos um leque infindável de plantas, especiarias e frutos que podemos utilizar para os mais variados fins, em benefício da nossa saúde e bem estar.

Como sou um amante de bons chás, por isso, vou enunciar alguns chás e características que, espero, ajudem na sua próxima escolha. Bom chá!

Alguns chás...

Alecrim: dores de cabeça, anti-fadiga, estimulante, sinusite, bronquite, constipação, asma, anemia, digestivo.

Alfazema/lavanda: anti-depressivo, relaxante, analgésico, anti-espasmódico, tónico e anti-séptico, febre.

Camomila: calmante, relaxante, dores de cabeça, vista cansada, ansiedade e depressão, dores muscular, acidez no estômago, fígado, regulador intestinal, cólicas intestinais nas crianças, tónico e estimulante, urticária.

Cidreira: relaxante, calmante, digestivo, dores de cabeça, anti-depressivo, febres, gripes, constipações, sedativo, tosse, infecções urinárias, histerismo.

Lúcia-Lima: Prevenção das dores de estômago, afecções digestivas, má digestão.

Menta: estimulante digestivo, expectorante, anti-séptico, tónico, náusea, vômitos, enxaqueca, distúrbios hepáticos, neuralgia, bronquite, resfriado.

Sene: Laxante natural, prisão de ventre e purgante. Tomar com moderação (não utilizar na gravidez).

Tília: artrite, reumatismo, cefaleias, digestões difíceis, cólicas abdominais, gota, infecções urinárias, pertubações nervosas, excelente calmante natural.

Verde: Perda de peso, diminuicão das taxas de colesterol, tensão arterial, sistema imunológico. redução do risco de artrose e aterosclerose, entre outras doenças degenerativas, acção cicatrizante por uso tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário