terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

82 ANOS DE ELEVAÇÃO A VILA - CAMPO DE BESTEIROS

Foi precisamente no dia 4 de Fevereiro de 1929, que por decreto a então freguesia de Santa Eulália, passou a designar-se Campo de Besteiros, e foi elevada à categoria de vila.
Desde então para cá, começou a destacar-se num polo atractivo, para muitos oriundos de diversos pontos do nosso país e a fixarem-se neste magnífico Vale de Besteiros. Tornou-se num excelente polo comercial e industrial, que chegou a ser a rainha do concelho de Tondela.
Por isso foi criada a Escola Comercial, pela necessidade de atrair os jovens a uma formação escolar que desse resposta as necessidades empresariais.
Por tudo isto, e até ao início dos anos 80, teve um desenvolvimento de tal ordem, principalmente na actividade avícola que foi considerada o berço da universidade da galinha. Além da indústria de cerâmica, madeiras, farmacêutica e outras.
Passou por fases difíceis depois daquela década, como passou todo o país, mas no presente é a vila mais importante do concelho de Tondela. Pelo seu desenvolvimento urbanístico, comercial e até poderemos considerar que no aspecto industrial está a voltar a renascer. A sua história, não irá parar de crescer, e por isso mesmo, nas comemorações do seu 82º aniversário, os membros da Junta e a convite da mesma o vice-presidente do Município de Tondela, Sr. José António Jesus e o vereador Sr. Pedro Adão, estiveram presentes no jantar convívio, transmitindo aos presentes uma mensagem de esperança , entre o Município e a Junta para um conjunto de investimentos públicos a realizar na Vila, nomeadamente o futuro Centro Escolar de Campo de Besteiros, a requalificação da via entre Molelos, Campo de Besteiros e Caramulo, a ETAR no lugar da Ribeira, arranjo urbanístico do Monte do Senhor do Calvário.
É tempo de esperança, mesmo no actual momento difícil do país, mas, certamente tudo no seu tempo virá, para que Campo de Besteiros continue atrair mais pessoas a fixarem-se, para que o comércio, a indústria e o desporto não fujam á regra. Por isso mesmo, com o novo Centro Escolar, mais formandos vão aparecendo e serão também estes que poderão vir a desenvolver ainda mais uma terra lindíssima. Esperamos também que o desporto e as instalações desportivas não caiam no esquecimento, para que todos os jovens possam ter atractivos e motivos de interesse para não partirem para fora da sua terra natal. É este o Vale de Besteiros que todos pretendemos num futuro próximo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário