quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FESTA DE SÃO BRÁS DA RIBEIRA - Campo de Besteiros

SÃO BRÁS
Ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta.
Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta. 
 A velhinha Capela de SÃO BRÁS. Era urgente que a EDP, retirá-se "o poste eléctrico" encostado à Capela.
 é o ex-libres da RIBEIRA. Bem merece a sua retidara para outro local urgentemente!
A nova Capela  situada num excelente local!
É no dia 3 de Fevereiro que se celebra no lugar da RIBEIRA - Campo de Besteiros, a festa em honra se São Brás.
Normalmente realiza-se a Santa Missa em Sua Honra e contará com arraial popular. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - arroz

Actualmente a mais importante fonte de alimentação a nível global, o arroz é cultivado no Japão há pelo menos 7.000 anos. Embora se reconheça que foi na Índia que foi inicialmente encontrado no seu estado selvagem, foi nos férteis vales dos rios asiáticos da China e Japão que a sua cultura teve origem.

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - milho

Embora a sua origem exacta seja incerta, a versão ancestral do milho, há muito extinta, é proveniente do Continente Americano, onde arqueólogos encontraram vestígios com mais de 80.000 anos. A maioria dos historiadores atribui a domesticação do milho aos Maias, que o plantavam no vale Tacuahan, no México.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FOTOS MISTERIOSAS...VALE A PENA VER!














VALIA A PENA VER...VERDADE?

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - cereja

A cereja é originária da Ásia, tendo conquistado maior expressão na cultura japonesa, onde era denominada por Sakura, cujo significado é flor de cereja. A cereja era simbolicamente associada aos grandes lutadores da cultura nipónica, samurais e ninjas, cuja efermeridade da vida era comparável à da flor que se desprende da árvore.

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - uvas

Desde a idade da pedra que as uvas selvagens estão presentes na região do Cáucaso. Foi também nesta época que o homem descobriu a fermentação e começou a fazer vinho a partir das uvas. Os Egípcios foram os primeiros a fazer vinho, embora o fizessem com propósitos religiosos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ESTÁDIOS DO QATAR PARA O MUNDIAL DE 2022









VAMOS FAZER MUITA FORÇA E TER ESPERANÇA PARA QUE POSSAMOS CÁ ESTAR EM 2022, DAQUI A 9 ANOS, PARA VERMOS ESTAS BELAS IMAGENS DOS ESTÁDIOS E ASSITIR AOS JOGOS DO MUNDIAL NO QATAR. 

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - maçã

A macieira é tida como a mais antiga de todas as árvores cultivadas e a sua origem ainda hoje é incerta. Uma das teorias melhor aceites coloca o seu ascendente selvagem nas regiões montanhosas da Ásia Central, numa região que vai desde o Cazaquistão até à Xinjiang, no oeste da China.

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - pêra

Existem provas da utilização da pêra enquanto alimento desde tempos pré-históricos. No entanto, decorria o ano de 1836 quando foi identificada em Sintra, na propriedade de Pedro António Rocha, uma pereira diferente, com peras de qualidade invulgar. Esta variedade portuguesa, que se concentra na região do Oeste, ficou conhecida como Pêra-rocha do Oeste.




quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - batata


Todas as variedades de batata, segundo os estudos de DNA, descendem de uma única variedade originária no sul do Perú, há mais de 7.000 anos. Em Portugal a batata foi introduzida com as invasões francesas, cuja legião a utilizava enquanto principal fonte alimentar e energética. 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A AGRICULTURA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - trigo

O trigo foi uma das primeiras plantas a ser cultivadas, há mais de 11.000 anos.
A sua versão primitiva, segundo historiadores, provém da zona do Golfo Pérsico e regiões contíguas, entre elas o antigo império Mesopotâmia, a civilização que criou o arado.
Actualmente, o trigo é a cultura cujo cultivo, maior área ocupa a nível mundial.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PRESÉPIO EM CAMPO DE BESTEIROS


Parabéns por esta magnífica obra de arte que o meu querido amigo e primo José António se dedica de alma e coração com todo o empenho. És um grande colaborador da nossa terra em tudo o que é necessário fazer em prol dos enventos. E fá-lo com muito amor e dedicação. Apoio e colaboração da Câmara Municipal de Tondela, Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, Associação Humanitária dos Bombeiros V.Vale de Besteiros,  Soc. Propaganda Rec. Besteirense, Reimóvel de José António Sousa, José António Calheiros de Matos, Ernesto de Jesus Matos. Parabéns também pela iniciativa do Rancho da Casa do Povo de Campo de Besteiros. Parabéns ao Sr. Francisco Figueiredo pelo video que apresentou no Youtube, divulgando a nossa terra. A nossa terra precisa de bairrismo, pessoas amigas da sua terra.
Aproveito para desejar Bom Ano para todos os Besteirenses.