quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

É BOM SABER...Acidentes automóveis sem declaração amigável

Doze seguradoras assinaram um acordo para facilitar a regularização de sinistros automóveis em que os intervenientes não assinem a declaração amigável.


Este acordo, assinado pela Açoreana, Allianz, AXA, BES Seguros, Fidelidade, Groupama, Império, Liberty, Ocidental, Ok!teleseguros, Seguro Direto e Tranquilidade, representa um alargamento da já existente indemnização direta ao segurado.


Trata-se de uma convenção que permite à seguradora efetuar a peritagem, indemnizar o seu cliente e, posteriormente, reclamar esse valor à companhia do condutor responsável.


Antes do acordo era preciso que ambos os intervenientes entregassem a declaração amigável, devidamente preenchida e assinada, com a identificação completa dos dois condutores e dos respetivos veículos, e com uma descrição do acidente (data, hora e local).


Ao abrigo do novo acordo, o sinistro pode ser participado através da apresentação do auto de ocorrência, da declaração amigável assinada apenas por um dos intervenientes ou através de outro meio escrito onde constem as matrículas dos veículos, a descrição do acidente e dos danos. O acordo é válido para acidentes ocorridos em Portugal, com um máximo de dois carros, e desde que os danos materiais não ultrapassem 15 mil euros. A seguradora paga a reparação ou a indemnização por perda total, bem como as despesas com remoções, reboques e recolhas.


Congratulamo-nos com esta medida e esperamos que as restantes seguradoras adiram rápidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário