sábado, 14 de novembro de 2009

CAMPO DE BESTEIROS em festa (1929 - 2009)

A Vila de Campo de Besteiros devia continuar a comemorar até ao final do corrente ano os seus 80 anos de elevação à categoria de Vila. Já passaram 80 anos, que dois ilustres conterrâneos Srs. Drs. Braga Real e Casimiro de Vasconcelos, estiveram na base da elevação à categoria de Vila e também na mudança do nome para Campo de Besteiros. Havia um grande espírito forte e um enorme bairrismo. Foi pelo Decreto 16.467 que explica: Tendo a Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Santa Eulália, do concelho de Tondela, distrito de Viseu, representado superiormente para que a mesma freguesia passe a denomiar-se CAMPO DE BESTEIROS, sendo dado à respectiva povoação o titulo de VILA; Considerando que a aludida povoação, pelo seu grande desenvolvimento industrial, é digna de ser elevada À CATEGORIA DE VILA, sendo também de ponderar o pedido daquela Comissão Administrativa para que a referida freguesia passe a dominar-se Campo de Besteiros; Considerando que Campo de Besteiros, tendo a distingui-lo a tradição histórica dos seus antepassados, e além de mais, já hoje um importante centro comercial, havendo por isso a registar a saída dos seus melhores produtos; Usando da faculdade que me confere o nº. 2 do artigo 2º. do Decreto nº. 12.740, de 26 de Novembro de 1926, por força do disposto no artigo 1º. do Decreto nº. 15.331 de 9 de Abril de 1928, sob proposta dos Ministros de todas as Repartições:
Hei por bem decretar, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1º. - A freguesia de Santa Eulália, do concelho de Tondela, passa de ora avante a denominar-se Campo de Besteiros:

Artigo 2º. - É elevada à categoria de Vila a referida povoação de Campo de Besteiros;

Artigo 3º. - Fica revogada a legislação em contrário.
Determina-se portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução do presente Decreto com força de lei pertencem e cumpram e façam cumprir e garantam inteiramente como nele se contém. Os Ministros de todas as Repartições o façam imprimir, publicar e correr. Dado nos Paços do Governo da República, em 4 de Fevereiro de 1929.

(Segue-se os nomes do Presidente da República, General António Óscar Fragoso Carmona, Presidente do Concelho de Ministros, General José Vicente de Freitas e os Ministros de todas as Repartições). 80 anos volvidos, o progresso é bem evidente. A Vila cresceu e aí está ela, projectada no futuro, num futuro que ninguém tem direito de negar. Como tal, seria de esperar uma sentida homenagem destes dois ilustres. Os iniciadores da distinta elevação a Vila, não seria lógico que estejamos à espera de comemorar 100 anos, ou duma elevação a cidade para fazer jus de um dever da Autarquia e com apoio da Câmara, para a colocação de um busto ou uma estátua de cada um dos agora recordados num largo, praça ou rotunda a efectuar, mais tarde ou mais cedo nos três principais cruzamentos da Av. Dr. Afonso Costa. Viva a Vila de CAMPO DE BESTEIROS, pelos seus 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário