segunda-feira, 24 de junho de 2013

CONSELHO ÚTIL...QUE É BOM LEMBRAR....


 URINE ANTES DE ENTRAR NUM VEÍCULO.

Algumas vezes uma informação sobre saúde ouvida uma única vez pode ser relembrada por toda a vida, gerando um comportamento preventivo.

Esse foi o impacto de uma palestra, proferida por um cirurgião de urgências de um hospital, cujo tema era a ruptura da bexiga por acidentes automobilísticos.

Após a palestra os lavabos estavam repletos e os comentários sobre ir ao WC antes de entrar num um veículo eram enfáticos, demonstrando que o recado fora ouvido.


Através de dados estatísticos e imagens precisas, o especialista demonstrou como, num acidente que pode ser até banal, estando a bexiga cheia, há risco dela literalmente 'estourar'.



Ao informar os ouvintes atentos sobre a frequência de atendimentos de urgência para sutura da bexiga derivadas de

acidentes de carro, percebeu-se rumores e olhares de temor no público em geral.
A causa mais comum das lesões da bexiga é a contusão, a qual ocorre, sobretudo, devido a acidentes automobilísticos, podendo também decorrer de quedas ou lesões desportivas.


  A maioria das rupturas da bexiga ocorre pelo trauma externo e tem como causa principal a bexiga cheia durante o acidente.


  A bexiga cheia de urina absorve o impacto do golpe externo e não tendo resistência suficiente, explode como um balão de ar.

Através da fenda que se abre, a urina e o sangue invadem a cavidade peritoneal, onde se encontram os intestinos, podendo provocar uma peritonite química e infecciosa com enorme dor.



Os principais sintomas são a presença de sangue na urina e a dificuldade de micção.

  Portanto, bexiga cheia e acidentes automobilísticos podem ter sérias consequências causando internamentos e até mesmo morte.

A sutura de bexiga não é um procedimento trivial.

Requer um trabalho delicado num tecido difícil.

Complicações podem ocorrer como inflamação da área suturada e até infecções hospitalares, não muito raras em grande parte dos hospitais.


  Entre os riscos de uma lesão grave está uma pressão arterial
perigosamente baixa que pode acarretar choque e morte.

Assim, é sempre bom passar no lavabo e ESVAZIAR A BEXIGA antes de entrar/montar em qualquer veículo (automóvel, motocicleta, autocarro, comboio, metro, avião, etc.),

VÁLIDO PARA ADULTOS E CRIANÇAS, pois se estiver vazia, o risco de rompimento diminui drasticamente.


  Informação desta natureza pode salvar vidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário