segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MAIS UM ANIVERSÁRIO DA VILA DE CAMPO DE BESTEIROS

Ex-libris de Campo de Besteiros





No mapa vê-se a linha azul indicando o Rio Criz, atravessando uma considerável área da freguesia até ao Coelhoso


83 anos, celebrou CAMPO DE BESTEIROS de elevação a VILA, foi precisamente a 4 de Fevereiro de 1929.
Por decreto a freguesia de Santa Eulália, tomou o nome de Campo de Besteiros.
Desde então até aos nossos dias a vila tem vindo a crescer e florescer constantemente, mas nem sempre no bom caminho. Por diversas razões, têm surgido muitas dificuldades em se perceber porque a mais importante Vila do concelho, nem sempre acompanha devidamente o progresso.

Os seus habitantes não têm razões para sorrir, dado que as freguesias vizinhas cada ano que passa, vamos verificando um crescimento urbanistíco, paisagístico e rodoviário.
Ficamos apreensivos, porque demora tanto tempo a concretizar os investimentos públicos anunciados, aprovados e prometidos a realizar na Vila, que se previa num curto espaço de tempo. Mas, há muitos meses que se espera por esses prometidos investimentos, que certamente mudaria a face deste Vale de Besteiros que bem merecia.
- Prometeu-se a requalificação da via entre Molelos, Campo de Besteiros e Caramulo.

- Os arranjos na Av. Dr. Afonso Costa, nomeadamente os passeios e melhoria na iluminação pública e a execução urgente das rotundas na mesma via. Urgente no cruzamento do Seixo, no cruzamento da Corte e no cruzamento para Mortágua. A ETAR no lugar da Ribeira. Arranjo urbanistíco do Monte do Calvário, para não falar como tive oportunidade de ler no Jornal de Tondela do dia 2 de Fevereiro o "Motor de valorização ambiental do nosso concelho...", em que destacava a IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO NA REDE PRIMÁRIA, e JUNTAS DE FREGUESIA PARCEIROS DO PROJECTO.
No entanto, no encontro que se realizou e apresentou nos Paços do Concelho,
o Presidente do Município de Tondela, Dr. Carlos Marta, acompanhado dos vereadores, José António de Jesus, Carla Pires, António Dinis, Pedro Adão e Cecília Fragoso, apresentou os projectos de recuperação a decorrer nas antigas estações dos caminhos de ferro e a intervenção nas galerias ripicolas e rede primárias. A vereadora Carla Pires apresentou os projectos relacionados com o plano de valorização ambiental. Carla Pires diz que a primeira prevê a valorização e execução de novas galerias ripicolas no rio Criz, para numa área de intervenção de 21 hectares e será desenvolvida ao longo do rio Dão nas freguesias de Parada e Lageosa. Em Nandufe, Lobão também haverá uma intervenção bem como no Barreiro ao longo do rio Criz. Para além destas, as Juntas do Barreiro, Santiago, Guardão e Castelões, consideram importante ser promotoras de um projecto de valotização das galerias ripicolas.

- Fiquei surpreendido porque não aparece o nome de Campo de Besteiros, quando é percorrido por uma vasta extensão de um percurso do rio Criz, desde a Ponte da Tabuaça, Ribeira até à Pedra Furada, atravessando um longo caminho que vai até ao Coelhoso, como ilustra o mapa acima publicado, e que merecia também na nossa opinião uma importante intervenção. Dado que possui excelentes condições de um projecto de requalificação, para transformar aquela lindíssima paisagem num desenvolvimento de turismo rural de qualidade com praias fluvias excelentes, Tabuaça, Ribeira, Pedra Furada e Coelhoso.
O periodo que o país atravessa, não é desculpa para que estas prometidas melhorias não sejam cumpridas, a não ser que a parceria entre Município e a Freguesisia de Campo de Besteiros andem ás avessas. É tempo de esperança, mesmo no actual momento difícil que nos encontramos, creio que a Freguesia e Município têm de estar de mãos dadas. Os Besteirenses assim o esperam...

Vamos pacientemente aguardando pelas obras atrás descritas que sejam concluídas num curto espaço de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário