quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

OS FERREIROS DA RIBEIRA, 2008



Com grande satisfação publico este documentário homenageando os FERREIROS DA RIBEIRA de CAMPO DE BESTEIROS, a minha gratidão para com um grande amigo e Sr. Américo Loureiro (Américo da Ribeira), também a todos que fazem parte destas imagens. Os Srs: José Fernandes Rodrigues, Fernando Moura Pereira, Vasco Moura Pereira, António Rodrigues Vieira e o Sr. Rui Vieira é o Ferreiro mais novo desta histórica aldeia dos "Ferreiros da Ribeira".
Merece ser visto este documentário, dado que se aprende como se fabrica estes utensílios, nomeadamente as enxadas, que são feitas de ferro até ao meio e de aço do meio até à ponta. Quem sabe se estes utensílios usados com tanta frequência em tempos passados, não voltarão a rejuvenescer na época actual.
Chegaram a existir 7 oficinas de Ferraria, que davam mão de obra a muitas famílias. Estes utensílios eram enviados para muitas partes do país, Setúbal, Pinal Novo, Palmela, Águas de Moura e eram utilizados na agricultura e na resina. Também eram vendidos nas feiras de Nelas, Arganil, Santa Comba Dão e outras. Hoje ainda são fabricadas frentes de lareiras e frentes para casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário