sábado, 25 de fevereiro de 2012

O NOSSO RIO CRIZ

É com grande satisfação que li a notícia fantástica sobre a limpaza dos rios que atravessam o nosso concelho. Mais propriamente em Lobão no "Rio Paiva".
A notícia LIMPEZA DAS MARGENS DO RIO PAIVA!
Os trabalhos inseridos no Programa da Promoção Ambiental de Espaços Florestais e Execução de faixas de Gestão de Combustíveis e Criação de Pontos de Água.
Este relato dizia que é um projecto resultante da parceria entre a Junta de Freguesia de Lobão e a Câmara de Tondela, desenvolvido ao lomgo de 2009/2010, tendo como principal objectivo a preservação ambiental e a defesa da floresta.
A limpeza e estabilização das margens vai permitir melhorar a capacidade de drenagem, diminuição dos riscos de cheias, a criação de corredores ecológicos aumentando o interesse paisagístico e possibilitando atividades de recreio e lazer. Relata que os trabalhos estão a ser executados por equipas de limpeza especialistas neste tipo de trabalhos. Sendo que os resultados estão já bem visíveis e a beleza de outrora está aos poucos a ser devolvida a este magnífico curso de água. E aconselham a deslocarem-se para apreciar um percurso de rara beleza.
Mas não ficamos por aqui! Também na Freguesia de Tonda diz que:
TONDA JÁ "RECONQUISTOU" OS SEUS RIOS
Foi uma das Freguesias que se candidatou ao mesmo programa.
- Galerias Ripícolas, lançado pelo Município de Tondela e dado a conhecer publicamente em Março de 2011, tratando-se "de um conjunto de intervenções no domínio da preservação ambiental e defesa da floresta, que foram candidatadas ao PRODER e aprovadas". Isto no Rio Dinha e Ribeira D'Asnes.
Este programa foi também desenvolvido em parceria com a Câmara de Tondela e surgiu através duma proposta feita por esta e algumas Juntas de freguesias em que se propunha fazer uma candidatura aos Fundos Comunitários, através do PRODER, para limpeza dos RIOS, as chamadas galerias ripícolas.
Este trabalho já foi concluído e afirma o Presidente da Junta que a obra está um trabalho fantástico. E diz, esta intervenção envolveu um valor à volta de 25 mil euros, é como que devolver os rios à Freguesia e permite que as pessoas beneficiem deles nas diversas vertentes e opções. É um Rio "NOVO" no seu leito, no seu caudal; é todo o espaço paisagístico recuperado, proporcionando percorrer a pé e descobrir até moinhos e outras referências já quase esquecidas, que o estado anterior não deixava ver. A população terá hoje um fácil acesso e será um convite para os seus momentos de lazer. O presidente da Freguesia diz que foi uma aposta ganha, esta recuperação trouxe uma imagem diferente à Freguesia e as pessoas começam a ver ali o seu Rio "reencontrado", onde podem passear, privar com o espaço que até hà pouco lhes era vedado. Finaliza que foi uma aposta, que dignifica a Freguesia e pode vir a ser uma oferta turistica.
Bom, com este relato, fico sem palavras para perceber o que se passa no nosso RIO CRIZ! Espero não estar a cometer uma grande injustiça. Creio que a Freguesia de Campo de Besteiros, certamente não deixaria fugir esta oportunidade de se candidatar pela mesma causa que é o nosso lindíssimo RIO CRIZ. Outrora, tinhamos a Pedra Furada que era uma fantástica praia fluvial, bem como a Tabuaça e todo o percurso do rio até ao Coelhoso. Se estou a ser injusto por desconhecimento, peço as minhas sinceras desculpas e penitência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário