quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

COMO TER BOAS MANEIRAS EM TODA A PARTE DO MUNDO



Desta vês segue-se a FRANÇA:

Se a baguette não estiver já em fatias, pode parti-la com as mãos.

A dona da casa espera que os convidados lhe levem flores, champanhe ou chocolates.

Beijar as pessoas como forma de saudação é já prática comum no resto da Europa (continental), mas esta maneira originalmente rústica de cumprimentar não envolve actualmente quase nenhum contacto entre boca e cara.


Para um Fim de Ano que está práticamente à porta, alguém ainda pode chegar a tempo de passar a noite de 31 para 1 de 2010 em terras gaulesas, basta apanhar o nosso TGV. Por isso, pode ser-lhe útil estas boas maneiras, mas não se esqueça de levar já: flores, champanhe ou chocolates. BOM ANO NOVO. VIVA O 2010!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

COMO TER BOAS MANEIRAS EM TODA A PARTE DO MUNDO


Coisas que julgamos serem comportamentos civilizados podem significar ofensas terríveis num país diferente. Aqui fica um guia divertido para viajantes. Começo desta vez pela visinha ESPANHA, se alguém aproveitar para passar o Fim de Ano, pode ter em atenção este guia:

A siesta é sagrada, por isso nunca marque um encontro oficial entre as 2 e as 4 da tarde.

Se for convidado para jantar, não apareça antes das 10 da noite. Uma vez chegado, a melhor forma de irritar o dono da casa é começar a falar do que está certo e errado nas touradas.

Em vez disso, experimente mencionar o facto de o espanhol ser - a seguir ao inglês - a lingua mais falada no Mundo, em termos de negócios. Boa estadia pelas terras dos nossos hermanos.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PENSAMENTOS DE AUTO-ESTIMA

Não procures

o teu amigo

com uma lanterna;

procura-o

com o coração.

P. Rosseger

BOM ANO NOVO DE 2010


Mais um NOVO ANO de 2010 que está prestes a chegar. Faço votos, para que seja repleto de tudo o que cada um de nós deseja: paz na terra, trabalho, e principalmente que tenhamos muita saúde para usufruir de mais um ano de vida. São estes os meus votos sinceros.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL 2009


Um Santo e Feliz Natal, são os votos sinceros que desejo a todos os Besteirenses e amigos. Que este Natal nos traga muito amor, carinho e principalmente muita saúde.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AVENIDA DR. AFONSO COSTA

No blog do nosso conterrâneo e amigo Sr. Joaquim Duarte, que quase diàriamente tenho o prazer de acompanhar as suas notícias da nossa terra, fiquei surpreendido, e ao mesmo tempo com muitas memórias dos tempos que quando eramos garotos, percorriamos aquela artéria principal da nossa Vila. Surpreendido digo eu, pelo nome de Rua e não Avenida. Calculei, que tinha sido lapso de escrita. Pois agora mesmo verifiquei na sua página a respectiva rectificação. Não me leve a mal pelo que iria descrever apontando que o nome de Avenida Dr. Afonso Costa, já vem de longos anos. Também estou de acordo com o que mencionou. Que provávelmente haveria algum ilustre na nossa vila que fosse possível atribuir outro nome. Mas, na minha opinião penso que este nome deverá ser dignamente mantido.
Não posso deixar passar a oportunidade de chamar atenção para o facto de estarmos nesta quadra Natalícia, que a Av. Dr. Afonso Costa, não tenha outro tratamento ao longo dos anos nesta quadra. Isto porque, se passarmos em pequenas aldeias ou vilas em diversos pontos do nosso país, temos o prazer de apreciar, principalmente na suas ruas ou avenidas principais uma simples, mas singela decoração de Natal. Porque a Junta de Freguesia não toma essa iniciativa?Pelo menos, nas entradas da vila. Isto tem muita importância não só para a população residente, mas, muito principalmente no comércio em geral. É uma época que necessita de ser revitalizada para bem das populações e comerciantes. Mãos à obra sr. Presidente Belmiro Gomes. Não basta decorar a Praça da República, como tem sido hábito. É preciso mais, para dar vida e cor a nossa Vila. Ficamos à espera de ver uma decoração apropriada. BOAS FESTAS E UM FELIZ NATAL A TODOS OS BESTEIRENSES RESIDENTES E AUSENTES EM TODOS OS CINCO CONTINENTES.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CAPELA DE S. BRÁS EM TONDELA FOI ASSALTADA

Capela de S. Brás no lugar da Ribeira - Campo de Besteiros


Capela de S. Brás em Tondela foi assaltada. Esta, foi a notícia do telejornal da passada semana. Que a Capela de S. Brás, não em Tondela, mas sim, na Ribeira de Campo de Besteiros, tinha sido alvo de assalto. Na realidade o lugar da Ribeira, ainda pertence à freguesia de Campo de Besteiros. Embora, a freguesia seja tão pequenina, mas foi-lhe atribuído o lugar da Ribeiro à muitos anos, mas pelos vistos os srs. jornalistas, e, a comunicação social, não têm preocupação nem conhecimento algum, antes de darem qualquer notícia. 1º. deviam esclarecer-se devidamente. Talvez eu esteja enganado, mas provávelmente ainda vamos ficar mais diminuídos na freguesia. O seu a seu dono. Será que Tondela, por ser concelho e cidade, é mais conhecida em Portugal. Então Campo de Besteiros, que foi e será sempre o berço da nacionalidade portuguesa na avicultura, foi considerada a pioneira e rainha nesta área, tão importante para Portugal, que desenvolveu o concelho de Tondela a nível nacional. Foi ou está a ser votada ao esquecimento. Que me perdoem a quem esta notícia magoar, mas como, não se pode deixar passar, uma notícia nacional, que se estende pelo globo, é bem notório, que Campo de Besteiros está no mapa de Portugal bem visível, e também é conhecido além fronteiras. Por isso, fiz este reparo, que nada tinha de anormal, se fosse dada; que a Capela de S. Brás da Ribeira de Campo de Besteiros, concelho de Tondela foi alvo de assalto.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MAIS ALGUMAS FOTOS DOS "AUGUSTOS"

Ainda mais algumas fotos do 2º. convívio dos "Augustos", para recordar aquela simpática noite de grande animação.














sábado, 28 de novembro de 2009

2º. CONVÍVIO DOS "AUGUSTOS" 26

















Realizou-se no dia 25 de Novembro de 2009, o 2º. convívio dos "AUGUSTOS", no restaurante Fandanguita em Lameira - Fátima, pelas 19,30h, dirigiram-se para onde foi escolhido o local deste convívio todos os possíveis 26 AUGUSTOS. Foi numa noite bastante chuvosa, mas mesmo assim, não foi o suficiente para afastar um número agradável de AUGUSTOS, que vieram comemorar este 2º. convívio. Breve recepção de boas vindas, com o respectivo brinde de saudação. Seguindo-se depois um excelente jantar, durante o qual, todos os amigos Augustos, conversaram, brincaram, contando anedotas, e a boa disposição reinou durante algumas horas. Terminado o jantar fomos saboreados com um festival de música, ao som das "concertinas" dos dois amigos Augustos, Martins e Vieira Marques, que nos deliciaram cantando e tocando à desgarrada. Finalmente para terminar em beleza, veio o bolo de aniversário para se cantar "parabéns a vocês AUGUSTOS", e como não podia faltar, tinha de ser acompanhado, com o respectivo champanhe para o brinde final, e, houve tempo para mais umas musiquinhas, que alegraram os presentes Augustos: Carlos Ribeiro, Vieira Silva, Rafael Barroso, Ourives Pereira, da Farmácia, Pereira de Almeida, Gomes, José Vieira Marques, Frazão, o mais jovem Frazão Reis, Pereira da Silva, Pereira Félix, Pereira Lains, Neves Filipe, Rodrigues Oliveira, Da Silva, Zé Mano, Pereira Inácio, Marques Brás, Teixeira Antunes, Silva, Gonçalves, Reis Oliveira, Fernando, Suga, Martins "concertina" e Vieira Marques. Estes são, sem dúvida, convívios que vale a pena repetir. Por isso, quem para no próximo ano tiver possibilidade de estar presente, faça-se acompanhar de mais um "Augusto". Até para ao próximo ano se Deus quiser. Parabéns a todos os Augustos.

AMAZÓNIA - UMA DAS MARAVILHAS DO MUNDO











A floresta amazónica situada na região norte do Brasil, é tão grande quanto um continente. É o último pulmão do planeta e detém um quinto de toda a reserva de água doce da terra. Por ali correm mais de vinte rios e o amazonas, o maior do mundo, possui um volume de água gigantesco, com mais de sete mil quilómetros de extensão. Um verdadeiro oceano e, simultaneamente, um mar de água doce, tão grande que não se conseguem ver as margens. Aqui, é urgente apurar os sentidos. Olhar a harmonia das paisagens, pisar a terra, sentir o cheiro da natureza. É quase uma história sentimental. Aventura começa na maravilhosa cidade de Manaus, uma das portas de entrada na selva. Embarca-se no cais do Rio Negro e parte-se rumo a um dos muitos e belos lodges espalhados pela região. A viagem é lomga e demora algumas horas. O tráfego fluvial é intenso. Durante o percurso observa-se junto das margens, a selva e os povoados ribeirinhos. Gente que vive rente à água, em casas erguidas sobre palafitas de madeira. Na época seca, aparecem, como por encanto, praias de areias brancas. Depois, com a subida das águas, o rio zanga-se e, furioso, leva tudo à sua frente, sem dó nem piedade. Instalando-se num dos muitos típicos bangalós de madeira, onde não faltam conforto e bem-estar, uma autentica aldeia flutuante, fica-se pronto para a grande descoberta, da natureza amazónica. Na compamhia de um dos guias sábio índio, dá-se o primeiro passeio subindo de canoa as águas do Ariaú. Contornando braços e braços de rio, penetra-se numa selva fantástica, tecida de emaranhada e densa vegetação, que nos faz perder o norte. Chega-se ao reino da biodiversidade, um universo onde, numa sinfonia de sons jamais escutada, se confundem as águas do rio, a floresta exuberante e o voo dos pássaros. Lentamente segue-se rio acima. E, de súbito fica-se confrontado com as apuí, as árvores que de tão desmesuradas fazem-nos sentir ainda mais pequeninos. No regresso visita-se uma aldeia de índios, mais uma grata surpresa, onde não se pode falhar mais algumas belas fotos. Passa-se também por uma região povoada de macacos. À noite depois de jantar, volta-se ao rio e, subindo de novo de canoa, dá-se mais uma grande surpresa, ao ver-se a lua, num silêncio impar, o guia com o seu progetor apontado para as árvores, observa-se as giboias enrroladas nos ramos, os pássaros e toda a bicharada e, para despedida do passeio nocturno, ter-se-á o prazer de ver bem de perto, nas margens do rio, jacarés. No dia seguinte, acorda-se de madrugada, pega-se nas máquinas fotográficas e de novo na canoa, parte-se para assistir a um momento singular e talvez transcendente: o nascer do Sol na Amazónia. Num cenário feito de sombra e silêncio, enquanto se escuta o bater suave e cadenciado dos remos na água, vislumbra-se uma paisagem única. Vê-se o Sol a despontar, as árvores a esperguiçarem-se e o rio que nos saúda.

sábado, 14 de novembro de 2009

CAMPO DE BESTEIROS em festa (1929 - 2009)

A Vila de Campo de Besteiros devia continuar a comemorar até ao final do corrente ano os seus 80 anos de elevação à categoria de Vila. Já passaram 80 anos, que dois ilustres conterrâneos Srs. Drs. Braga Real e Casimiro de Vasconcelos, estiveram na base da elevação à categoria de Vila e também na mudança do nome para Campo de Besteiros. Havia um grande espírito forte e um enorme bairrismo. Foi pelo Decreto 16.467 que explica: Tendo a Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Santa Eulália, do concelho de Tondela, distrito de Viseu, representado superiormente para que a mesma freguesia passe a denomiar-se CAMPO DE BESTEIROS, sendo dado à respectiva povoação o titulo de VILA; Considerando que a aludida povoação, pelo seu grande desenvolvimento industrial, é digna de ser elevada À CATEGORIA DE VILA, sendo também de ponderar o pedido daquela Comissão Administrativa para que a referida freguesia passe a dominar-se Campo de Besteiros; Considerando que Campo de Besteiros, tendo a distingui-lo a tradição histórica dos seus antepassados, e além de mais, já hoje um importante centro comercial, havendo por isso a registar a saída dos seus melhores produtos; Usando da faculdade que me confere o nº. 2 do artigo 2º. do Decreto nº. 12.740, de 26 de Novembro de 1926, por força do disposto no artigo 1º. do Decreto nº. 15.331 de 9 de Abril de 1928, sob proposta dos Ministros de todas as Repartições:
Hei por bem decretar, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1º. - A freguesia de Santa Eulália, do concelho de Tondela, passa de ora avante a denominar-se Campo de Besteiros:

Artigo 2º. - É elevada à categoria de Vila a referida povoação de Campo de Besteiros;

Artigo 3º. - Fica revogada a legislação em contrário.
Determina-se portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução do presente Decreto com força de lei pertencem e cumpram e façam cumprir e garantam inteiramente como nele se contém. Os Ministros de todas as Repartições o façam imprimir, publicar e correr. Dado nos Paços do Governo da República, em 4 de Fevereiro de 1929.

(Segue-se os nomes do Presidente da República, General António Óscar Fragoso Carmona, Presidente do Concelho de Ministros, General José Vicente de Freitas e os Ministros de todas as Repartições). 80 anos volvidos, o progresso é bem evidente. A Vila cresceu e aí está ela, projectada no futuro, num futuro que ninguém tem direito de negar. Como tal, seria de esperar uma sentida homenagem destes dois ilustres. Os iniciadores da distinta elevação a Vila, não seria lógico que estejamos à espera de comemorar 100 anos, ou duma elevação a cidade para fazer jus de um dever da Autarquia e com apoio da Câmara, para a colocação de um busto ou uma estátua de cada um dos agora recordados num largo, praça ou rotunda a efectuar, mais tarde ou mais cedo nos três principais cruzamentos da Av. Dr. Afonso Costa. Viva a Vila de CAMPO DE BESTEIROS, pelos seus 80 anos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ESTÁDIO BERNARDINO GUINÉ

É com esta designação que seria mais dignamente merecida a homenagem que no próximo ano se vai prestar à pessoa que ao longo da sua existência, talvez fosse quem mais contribuiu para que ainda hoje continue de pé a chamar-se BESTEIROS FUTEBIOL CLUBE. Sou suspeito e talvez um pouco igoista. Mas, tenho a convicção de que o meu querido pai tudo fez em prol do Besteiros e sinceramente acredito que seria hoje uma carta fora do baralho a existência deste grande clube do concelho de Tondela, do distrito de Viseu e fazendo parte da Associação de Futebol de Viseu, tendo acabado de completar 90 anos de existência. No próximo ano dia 3 de Fevereiro Bernardino Pereira Ribeiro (Guiné) completaria 100 anos se estivesse entre nós. Assim, deixo a minha sugestão para as gentes ligadas ao desporto local e tenho a certeza de que ninguém fará um juízo diferente daquele que estou a propor. Sabendo que já houvi a várias pessoas dizerem-me pessoalmente que gostariam de ver o nome do meu falecido pai numa placa no estádio da Corte. Não quero magoar ninguém com esta minha sugestão, também não estou a impor a ninguém que seja atribuído o nome desse grande homem que foi para o desporto local e para a sua terra, que tudo fez, mesmo com grande dificuldade o seu pensamento era e foi sempre que o Besteiros nunca fosse extinto. Do filho Augusto Carlos (Guiné) com um abraço besteirense.

sábado, 17 de outubro de 2009

NOVENTA ANOS DE HISTÓRIA DO B.F.C. E SENTIDA HOMENAGEM A BERNARDINO PEREIRA RIBEIRO (GUINÉ)


NOVENTA ANOS DE HISTÓRIA DO: Besteiros Futebol Clube.
E SENTIDA HOMENAGEM A BERNARDINO PEREIRA RIBEIRO (GUINÉ) DO BESTEIRENSE.
EM PRIMEIRO LUGAR PERANTE A DESCRIÇÃO QUE LI DA SENTIDA HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO PAI E GRANDE AMIGO QUE TIVEMOS A FELICIDADE DE SER SEUS FILHOS, FAÇO JUSTIÇA EM MEU NOME AUGUSTO CARLOS E EM NOME DE MEU IRMÃO ANTÓNIO, DE TÃO GRANDE HISTÓRIA CONTADA POR ALGUÉM QUE POR SINAL AINDA JOVEM, DEIXOU NAS SUAS PALAVRAS TUDO AQUILO QUE REALMENTE ERA EM PESSOA PARA A SUA TERRA NATAL.
BERNARDINO (GUINÉ) COMO ERA CONHECIDO POR TODOS, FOI UM HOMEM COM "H" GRANDE.
AGRADECEMOS AS SUAS PALAVRAS, E COM ELAS NÃO POSSO DEIXAR PASSAR ESTA OPORTUNIDADE PARA INFORMAR QUE NO PRÓXIMO ANO SE DEUS NOS DEIXAR LÁ CHEGAR, NO DIA 3 DE FEVEREIRO DE 2010 TUDO IREMOS FAZER PARA CELEBRAR OS SEUS 100 ANOS.
MUITO E MUITO OBRIGADO COM GRANDE EMOÇÃO.
DOS FILHOS AUGUSTO E ANTÓNIO (GUINÉ)

ALGUMAS FOTOS DE NOVA LISBOA E SÁ DA BANDEIRA PARA RECORDAR













Quero aqui deixar também mais algumas fotos, da cidade de Nova Lisboa do planalto central de Angola, como a estátua de Norton de Matos na rotunda na alta da cidade junto ao Palácio do Governador, a piscina do Ferrovia e algumas de Sá da Bandeira, como o seu lindissimo jardim e aTundavala são recordações que nunca mais esquecemos. Que saudades de Angola e destas maravilhosas cidades que nada lhes faltava. Quem sabe se estas imagens alguns de vós se lembraram dos bons tempos que lá vivemos.

NOVA LISBOA-HUAMBO-ANGOLA 1972 a 1974
















CICA-GAC 2, Centro de Instrução de Condução Auto - Nova Lisboa - Huambo - Angola. Decorria a época de 1972 a 1974, quando a Companhia destacada no quartel de Nova Lisboa, Comandante da Unidade Tenente Coronel Santa Marta, mais tarde substituido pelo Tenente Coronel Sérgio Bacelar, era então Comandante da Companhia CICA-GAC 2, o digníssimo Capitão José da Costa Matos. Para quem possa ler esta minha mensagem por todo o mundo, informo que estarei com muito agrado e empenho para a concretização de um sonho de 35 anos em poder realizar o primeiro encontro com antigos colegas e amigos que faziam parte daquela Companhia de Instrução, em que todos os elementos da mesma, Oficias, Sargentos e Praças, eram uma autêntica família. Daqui vai o meu voto se Deus me ajudar a encontrar através desta minha mensagem todos aqueles que ainda se encontram disponiveis para esta grande festa de homenagem. Através de algumas fotos publicadas, podem-se reconhecer alguns amigos e camaradas militares, Furriel Costa, Furriel Nedi, Cabo Marques "Alentejano" e tantos outros que me possam ainda reconhecer e entrar em contacto através deste meu blog. Um grande abraço a todos. Fico esperançado de concretizar este meu sonho podendo-se tornar em realidade. Um grande abraço a todos do Furriel Ribeiro

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BELMIRO CALHEIROS CONTINUA COMO PRESIDENTE DA JUNTA

Conheço muito bem o meu amigo de longa data Belmiro, sei que não é fácil ser-se padre numa freguesia, como ser presidente de uma Junta, cuja freguesia tem muitas carências e limitações, primeiro por ser uma das mais pequenas, ter infelizmente a diminuição de habitantes, terem desaparecido práticamente toda a indústria existente que deu fama e grandeza a esta terra, por conseguinte não havendo fixação na freguesia de pessoas e indústria logo difícilmente a vila por ter desenvolvimento e riqueza, não é demais lembrar que já passaram pela junta variadíssimos presidentes e que práticamente nada desenvolveram. Não é uma crítica por quem lá passou, mas eram outros tempos, agora resta estarmos ligados de corpo e alma à nossa capital do concelho e ao digníssimo presidente da câmara da cidade de Tondela Dr. Carlos Marta, e temos a certeza que o nosso presidente da Junta terá certamente o apoio necessário e indispensável para a concretização do seu desejo pessoal, tão desejada por todos: das obras que pretende ver realizadas. Aguardamos com toda a naturalidade e sejamos unidos como tão bem sabemos fazer quando é necessário. As criticas são sempre bem aceites e por isso vamos esperar para ver as obra concluídas. Já agora porque não o alargamento da zona industrial do Lagedo para o lado da nossa freguesia pois o limite é paredes meias e certamente que mais indústrias poderão vir a fixarem-se e desenvolver e criar mais postos de trabalho e fixar mais habitantes na nossa vila. Parabens ao meu amigo Belmiro pela continuidade. ser-se agradável a gregos e troianos é praticamente impossível. Vamos dar-lhe o benefício da dúvida. Um abraço Augusto Guiné

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VIAGENS NA MINHA TERRA







VIAGENS NA MINHA TERRA Através desta página aproveito a oportunidade de dar a conhecer a todos quanto pertendam visitar o Vale de Besteiros e a Vila de Campo de Besteiros. Situando-se entre as serras da Estrela e Caramulo, uma bela região turística do centro do país, senão a mais bela da região, rodeada pelas freguesias de Castelões, Cortiçada, Barreiro, Vilar, Santiago e Muna, todas com o cognome de Besteiros.Besteiros eram os habitantes destes lugares, que para se defenderem das lutas dos inimigos, usavam as "bestas", armas de arremesso de pedras ou flechas. O visitande ao chegar a esta bela localidade vindo da cidade de Tondela, pode iniciar a sua visita dirigindo-se ao Monte do Calvário, onde avista uma deslumbrante panorâmica da vila e da serra do caramulo, que se por acaso coincidir com a época de inverno, terá nalguns dias o prazer de regalar os olhos com um manto branco de neve que cobre a serra do caramulo, chegando por vezes a cair em todo o vale até às diversas localidades. Durante o ano apresenta-se com um manto verde dos pinheirais, cobrindo a serra e o vale. Decendo o Monte de Calvário até à vila pode-se apreciar "O berço" da Avicultura Portuguesa, tornou-se tão famosa que foi elevada a "Universidade da Galinha". Aqui nasceu defacto a avicultura, com os pioneiros ilustríssimos Sr. António Morelli (italiano) e Dª. Eduarda de Matos. Foi uma das vilas mais industriais e progressivas do concelho de Tondela, pelas suas fábricas: de rações, madeiras, cerâmica, ferragens, moldes e refrigerantes e principalmente farmaceutica, esta ainda hoje é a maior indústria da região, senão do nosso país. Podemos visitar no centro da vila o belíssimo monumento classificado de interesse público, totalmente remodulado, a Capela da Nossa Senhora do Campo, com o seu lindíssimo tecto e altares desenhados e pintados à mão. Aqui também se realizam as tradicionais festas em honra da Padroeira, no dia 8 de Setembro, que coincide também com as já famosas Festas de Setembro, que atingiram grandes exitos, bem como as suas Grandes Provas de Perícia Automóvel, que foram classificadas como as melhores do país, obtendo o nome de capital das provas de perícia nacional. Podemos ainda visitar a Igreja Matriz, o Solar de Fermentelos e o de Sameiro. Não perca a oportunidade de visitar esta terra, que tão bem sabe receber, pela sua hospitalidade e pela sua gastronomia. Possui recentemente um magnífico Hotel Rural Quinta de Bispos situado na Quinta de Bispos no lugar d' Arrifana a dois passos do centro da vila e aproximadamente 10 km da serra do caramulo. Além desta unidade hoteleira e turística, possui Residenciais, Restaurantes, que tão bem sabem acolher com agrado e confeccionar os tradicionais pratos da região. Vale apena conhecer a Vila de Campo de Besteiros por tudo isto e também pelo seu magnifíco Jardim Público implantado no coração da vila. Um lugar acolhedor para quem passa e necessita de retemperar forças para continuar a caminhada. Conhecer também os tradicionais artesãos, ricos em Tanoaria do Campo e Ferraria da Ribeira, que vão mantendo o espírito da continuidade do que outrora se fazia em grande escala, com mãos habilidosas. Por tudo isto não perca a oportunidade de conhecer o Vale de Besteiros e as suas gentes.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FESTAS DA NOSSA SENHORA DO CAMPO






















Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009

FESTAS DA NOSSA SENHORA DO CAMPO
Centenas de peregrinos celebraram a NOSSA SENHORA DO CAMPO. A vila de Campo de Besteiros, foi durante os dias 5 e 8 de Setembro de 2009, palco dos festejos. Foram centenas de pessoas que se deslocaram até à vila para assistir aos festejos da tradicional Festa de Setembro e romaria à SENHORA DO CAMPO. Para além da fé, que tem nas celebrações religiosas no Santuário da Capela de Nossa Senhora do Campo, os romeiros tiveram um programa cheio de música e diversos atractivos. Os festejos iniciaram-se no sábado dia 5 com abertura do arraial, com bar, quermesse, farturas e termina o dia com actuação do grupo musical "Banda Larga" de Campo de Besteiros, que actuou até de madrugada dentro. Na terça-feira 8 de Setembro dia comemorativo de Nossa Senhora do Campo, a celebração religiosa estava marcada para as 11 horas com missa celebrada pelos três Padres da freguesia, acompanhada da belíssima actuação coro musical, seguida depois da empolgante procissão com os seus três lindíssimos andores, que percorreram algumas ruas da vila acompanhada duma filarmónica até voltarem de novo a recolher no santuário. Da parte da tarde houve a celebração do terço e encerraram os festejos com actuação da filarmónica que no palco nos brindou durante algumas horas com a interpretação das suas magnificas melodias. A tradicional quermesse e bar estiveram patentes até ao encerramento dos festejos. Estiveram de parabéns os mordomos, e vamos fazer votos para que no próximo ano se repita de novo as celebrações agora terminadas, e que possam ser de uma grandeza ainda maior, Nosa Senhora do Campo bem o merece.



JARDIM PARQUE DA VILA
É com grande admiração e apreço que quando faço uma nova visita à nossa vila, vejo o lindíssimo jardim parque com mais gente.Crianças, adolecentes e adultos a passearem, a jogar no parque desportivo, a brincarem no parque infantil e a tomarem uma bebida no café-bar. É um belo postal ilustrado da vila. Apenas um pequeno reparo, penso ser possível que no lago com um belissímo repucho seja colocado alguns patinhos, para dar vida e animação as crianças a tomarem parte com a natureza e alimentando os patinhos e a divertirem-se. Aqui fica a minha sugestão.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ANTIGA IGREJA MATRIZ DE MARINHA GRANDE

Imagem do interior da antiga Igreja Matriz de Marinha Grande, que belo monumento património nacional daria hoje, mas no seu lugar deu origem a uma nova e moderna Igreja.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NÃO SABIA QUE...

As nossas aldeias, vilas e cidades estão numa azafama nunca visto à muito tempo. Não é por acaso, mas vejamos o que se passa pelo nosso País fora, inauguram-se jardins, pavimentam-se ruas e estradas, colocam-se paralelos nos locais mais típicos dos lugares, inauguram-se pavilhões desportivos, arrelvam-se campos com piso sintético, praias fluvias, espaços públicos, etc. etc. tudo isto porque efectivamente estamos à porta de novas eleições autarquicas. Tudo isto para caçar votos aos cidadãos. É pena que os políticos ao longo dos mandatos para que foram eleitos, percam tampo tempo com decisões importantes para o desenvolvimentos das localidades e só nestas alturas é que se lembram que existem tantas necessidades. Lá diz o ditado que mais vale tarde do que nunca. Mas depressa e bem não faz ninguém. Não importa a cor partiária, todos sabemos que são iguais. O que era necessário ao longo destes 35 anos depois da revolução do 25 de Abril de 1974, que nos fosse possível verificar que quem envereda pela politica fosse uma pessoa simples, honesta com capacidade de decisão e que tivesse a cem por cento, com vocação para a profissão que assumiu por inteiro. Sim, por inteiro e sem interesses pessoais. Para isso honrava o voto a quem lhe tivesse dedicado. Mas infelizmente os portugueses já não acreditam nos políticos, por não demonstrarem credibilidade. Vamos aguardar para ver, como diz S. Tomé. Ver para crer.

sábado, 18 de julho de 2009

CAMPO DE BESTEIROS DE BONS VENTOS E MARÉS

CAMPO DE BESTEIROS de Ventos e Marés! Mas precisa de muito mais, terá que haver uma forte motivação para fixação de novas indústrias, para criar novos postos de trabalho, para chamar e fixar nova população vinda ela do nosso país ou do estrangeiro, temos condições apetecíveis, é preciso saber desenvolver e criar soluções, para o caminhpo da estabilidade, VENTOS E MARÉS que não podem nem devem ser enjeitados. O sector imobiliário tem mantido um crescimento, com algumas oscilações. Pois é este sector que tem vindo a dar nova imagem da nossa vila, que a torna apetecível, com grandes projectos de muita valia, para que as populações se fixem a esta linda terra. São sem dúvida VENTOS DE MUDANÇA. Sinais de Progresso, que ajuda ao emprego.A feira que foi o centro de compra e venda dos produtos da região, com o gado bovino que reunia negociantes de toda a região centro. Mas vem o revés, pois nem sempre os VENTOS E AS MARÉS foram aproveitados. Abandonou-se a agricultura. Com o encerramento de indústrias importantes aqui sediadas, tais como: Cerâmicas, Madeiras e outras, veio o desemprego, por isso surgiram as dificuldades económicas sem soluções aparentes. Por isso a nossa agricultura teve um campo importantíssimo pela grande qualidade. A Escola Comercial (Internato e Externato), que atraiu muitos alunos oriundos de todo o País, por isso os transportes floresceram. A Escola Agrícola que foi uma grande aposta, mas infelizmente não chegou a dar os frutos desejaveis.Agora temos um lindo postal da nossa terra um jardim com todos os condimentos, com um polivalente para os jovens e adultos, um lago devidamente alindado com jactos de água maravilhosos, a abertura ao público de uma sala de informática, café esplanada, papelaria, jardim infantil, WC e parque de estacionamento. Brevemente vamos ter aos nossos pés a futura Auto Estrada Viseu-Mealhada, que passa mesmo à beirinha, será um grande desenvolvimento, que vai atrair mais indústria e turismo. Também a Quinta de Bispos que passou a ter Hotel de Turismo Rural com o seu lindissímo hotel. Vamos certamente estar de novo no bom caminho, vamos acreditar nos nossos politicos locais, Presidente da Junta e Presidente da Camara de mãos dadas para o desenvolvimento da nossa terra.

PRAIA FLUVIAL PEDRA FURADA! PARA QUANDO

PEDRA FURADA!
Ir à praia em plena serra agita Castanheira de Pêra.A praia das Rocas, em Castanheira de Pêra, está a mudar a face e a vida daquela vila situada no interior norte do distrito de Leiria. Só em Julho e Agosto de 2008, mais de cem mil pessoas frequentaram a nova praia fluvial, cujas ondas artificiais mantêm, este ano o mesmo apetite para novas enchentes. De tal modo que a câmara foi obrigada a liberalizar o horário do comércio ao fim-de-semana e os minimercados, supermercados, restaurantes, bares, residênciais e hóteis acordaram, como as farmácias, na elaboração de uma escala de serviço para os domingos.BESTEIRENSES, DEVIAMOS POR OS OLHOS NESTA BOMBÁSTICA NOTÍCIA.Daqui lembro o município de Tondela e Junta de freguesia de Campo de Besteiros, para porem os olhos nesta tão importante obra que tive o previlégio de ver pessoalmente este magnífico rio aproveitado numa bela PRAIA FLUVIAL.É pois com este retrato que venho lembrar que o nosso limdíssimo RIO CRIZ, foi outrora uma praia para os amantes da nossa terra. Quem não se lembra das enchentes que a PEDRA FURADA tinha todos os dias de verão, será que não haverá forma adequada para uma melhoria de estrada desde o monte do calvário até ao rio e o aproveitamento daquele espaço num local aprazível com a limpaza da zona e um parque de estacionamento, com umas mesas para uns piqueniques e ainda uma transformação do rio em PRAIA FLUVIAL COM OBRAS DE VULTO adaptando o local a todos quanto desejarem fazer uma visita à nossa terra, desenvolvendo o turismo local e ao mesmo tempo dando nova vida à nossa vila comercialmente. Aqui fica mais uma sugestão de um amante da natureza e da nossa terra. Só espero que estas minhas palavras não caiam em saco roto. Apelando para o novo ato eleitoral que se avizinha, que os políticos locais façam uma promessa eleitoral de aproximar a polulação concelhia à futura PRAIA FLUVIAL DA PEDRA FURADA. SERIA CERTAMENTE UMA MAIS VALIA P/ AS GENTES DO CONCELHO.
BESTEIROS FUTEBOL CLUBE. Parque de Jogos do BESTEIROS FUTEBOL CLUBE, localizado no aprazível lugar da Corte, encontra-se em renovação para a nova época que se avezinha. Está em fase de conclusão toda a pista de atletismo, A iluminação finalmente foi concluída, depois dos acordos na cedência do pedaço de terreno que faltava para a sua conclusão. Isto demonstra aplicação e devoção das gentes que estão empenhadas em levar por diante o bom nome do BESTEIROS, um clube mais antigo e representativo do nosso concelho. Apelamos agora para a nova fase que seria muito importante para todos os atletas que praticam desporto de competição. E o nosso clube não foge à regra. Assim, deixo aqui um apelo para a Autarquia dirigida pelo digníssimo Presidente Dr. Carlos Marta e Junta de Freguesia presidida pelo Sr. Belmiro Gomes em conjunto e num curto médio prazo o seu arrelvamento sintético, seria de uma importância vital para o desenvolvimento desportivo local e Concelhio. Quem poderá imaginar um dia algum estágio na nossa região de equipas vindas de outras paragens. Seria um desenvolvimento turístico de excelencia, para a cidade de Tondela dado que os apoios hoteleiros já existem. Ficamos a aguardar com expectativa esta mágnifica obra. Outra novidade é a conclusão do Polivalente no magnífico Parque da Vila ao lado do Jardim infantil. Agora já os jovens e adultos poderão praticar algum desposto, que de outra forma só havia lugar para as crianças. E ainda, para terminar por hoje, a beleza dos jactos de água que vão surgir no lago do Parque. Isto sem dúvida é um orgulho para os Besteirenses desta excelente obra que se encontra no coração da nossa Vila.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

REMODELAÇÃO DO ADRO DA IGREJA

A Igreja matriz de Campo de Besteiros está a ser vulto de grande beneficiação exterior. O pavimento do adro encontra-se em fase de acabamento em paralelo, bem com0 a iluminação exterior, onde foram colocados candeeiros em redor do monumento e no chão. Parabéns pela iniciativa.